O DIA SEGUINTE – OS DIREITOS TRABALHISTAS PÓS-CORONAVÍRUS

Autores

  • Francisco Meton Marques de Lima Universidade Federal do Piauí
  • Scarlett Maria Araújo Marques de Lima Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Pandemia, Economia, Direitos trabalhistas, Judicialização, Acordos individuais

Resumo

O presente artigo aborda o pandemônio que o coronavírus criou nos ambientes econômico e trabalhista, ensejando a intervenção do Governo no fechamento de estabelecimentos e na prestação de socorro financeiro a trabalhadores e empresas. Porém, passada a pandemia, outra a sucederá: a da corrida enlouquecida ao Judiciário de trabalhadores, empresários, sindicatos, famílias dos falecidos, em busca de reparação das perdas sofridas em virtude dos empregos fagocitados, direitos solapados, vidas ceifadas em serviço, falências e redução de empresas. Destarte, a realidade pandêmica não suspendeu a vigência das declarações de direitos e dos contratos. Nesse contexto e relativizando os textos, prenuncia-se a protagonização das demandas judiciais relativas a direitos trabalhistas solapados, força maior, factum principis, redução salarial, trabalho remoto, entregadores de empresas de delivery, acidentes de trabalho por covid-19.

Biografia do Autor

Francisco Meton Marques de Lima, Universidade Federal do Piauí

Prof. Titular da UFPI, ex-Prof. Assistente da UFC, Escritor, Desembargador do TRT da 22ª Região, Doutor em Direito Constitucional pela UFMG, Mestre em Direito e Desenvolvimento pela UFC, líder dos Grupos de Pesquisa: a) A NOVA ORDEM SOCIAL QUE SE INSTALA NO BRASIL APÓS AS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS; b) OS DIREITOS COLETIVOS NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS HUMANOS. Integrante do PPGD da UFPI na Linha de Pesquisa Mudanças Institucionais e Efetividade dos Direito na Ordem Social e Econômica. Endereço: Av. João XXIII, 1460, Noivos, Teresina-PI. CEP: 64045-000.

Scarlett Maria Araújo Marques de Lima, Universidade Federal do Piauí

Discente do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí. Discente do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário UniFavip - Wyden (EaD), prestadora de trabalho voluntário no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, integrante do Projeto de Pesquisa Os Direitos Coletivos Pós-Reforma Trabalhista no Contexto da Democracia, coautora de capítulo do livro Brasil sem Trabalho Infantil, monitora de Teoria Geral do Direito e estagiária do Ministério Público do Estado do Piauí. Endereço: Rua Hugo Napoleão, 650, AP. 601, Jokey Clube. Teresina-PI.

Referências

BARBOSA, Rui. A Questão Social e Política no Brasil. Revista Ciência & Trópico, v. 9, n. 2, jul./dez./1981, edição história 1982-1982. Recife: Editora Massagana, da Fundação Joaquim Nabuco.

BRASIL. IBGE. Disponível em: https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=-7S0XsndDYWytQXq4rXwCA&q=crescimento+do+pib+brasileiro+em+2019&oq=crescimento+do+pib+em+2019&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQARgBMgIIADIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjoFCAAQgwFQ9AlYh0Fg32VoAHAAeACAAckDiAGxNZIBCDItMjIuMi4ymAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpeg&sclient=psy-ab

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 6363/2020, que declara constitucional o acordo individual para redução de salário na era coronavírus. Acessível em http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=441439.

CATRACA LIVRE. Acessível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/pandemia-expoe-situacao-de-desamparo-dos-entregadores-de-delivery/

CAVALCANTE, Glauce & COSTA, Vitor. Setor de serviços pode perder até metade dos empregos este ano. O Globo/BR, 19 de abril de 2020.

CERUTTI, Frederico Monacci. Justiça do Trabalho e a pandemia. Blog Fausto Macedo - Estadão.com.br, 22/04/2020.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Trad. Pérola de Carvalho. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

DAMIANI. André. Home office, LGPD e MP 936. Blog Coluna do Estadão/BR 25 de abril de 2020.

EL PAIS/BRASIL. https://brasil.elpais.com/economia/2020-04-13/como-sera-a-economia-apos-o-coronavirus.html

HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Trad. Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

LIMA & LIMA. Francisco Meton Marques de e Francisco Péricles Rodrigues Marques de. Reforma trabalhista entenda ponto por ponto. São Paulo: LTr, 2017.

LIMA, Francisco Meton Marques de. O livro dos valores – a vida dos valores e os valores de futuro. 2 ed. All Print Editora, 2017.

LUPION, Bueno. O que está em jogo na suspensão do aval de sindicatos a acordos trabalhistas. UOL Notícias/BR, 18 de abril de 2020.

MEGGIOLARO, Daniella. Os impactos criminais das decisões de hoje no amanhã. Consultor Jurídico/BR, 20 de abril de 2020.

PIMENTA, Joaquim. Sociologia jurídica do trabalho. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito Ltda., 1948.

RUSSOMANO, Mozart Victor. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Acesso em 17/05/2019. https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_BrasileiraAção Integralista Brasileira (A).

Downloads

Publicado

2022-08-05