Sobre a Revista

A Revista da Escola Nacional da Magistratura (ENM), órgão acadêmico da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tem como objetivo fomentar a pesquisa, a divulgação e o debate acadêmico no campo do Direito e em demais áreas que se interseccionam ao debate jurídico. Para tanto, a Revista da ENM possui periodicidade semestral e contempla as seguintes linhas de pesquisa:

 - Políticas Públicas, Democracia e Justiça;

- Poder Judiciário e Magistratura Brasileira;

Além das linhas de pesquisas supracitadas, a Revista da ENM formula Volumes Temáticos definidos por seu Conselho Editorial.

Público leitor a que se destina a revista

Acadêmicos/as e pesquisadores/as das áreas das ciências humanas e do direito, juristas, magistrados/as, gestores/as públicos/as e público interessado nas temáticas abordadas pelo periódico.

Política de avaliação pelos pares

Os artigos e resenhas submetidos à Revista da Escola Nacional de Magistratura serão inicialmente avaliados por membros da Comissão Editorial da Revista para análise do conteúdo textual e adequações às normas da Revista. Em caso de inadequação do trabalho enviado, o/a autor/a será comunicado/a e será solicitado um novo envio de acordo com as nossas diretrizes. Aos trabalhos avaliados e aceitos pela Comissão Editorial, serão encaminhados à avaliação segundo o sistema doble-blind peer review, em que dois/duas avaliadores/as de nosso banco de pareceristas avaliarão o trabalho enviado, seguido do parecer. Caso o artigo seja admitido pelos/as dois/duas pareceristas, o trabalho será enviado ao/à autor/a para possíveis adequações e, após a devolução do texto pelo/a autor/a, será encaminhado para publicação.

Na avaliação às cegas toda a menção à autoria dos artigos recebidos é suprimida e serão remetidos anonimamente para revisores especializados, de igual ou maior titulação que os/as autores/as, a fim de opinarem pela recomendação, ou não, de sua publicação. O nome dos/as avaliadores/as também não será comunicado aos autores/as.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, à luz dos princípios norteadores da educação e informação como incentivo ao conhecimento científico ao maior número de pessoas possíveis, de modo a permitir a democratização mundial do acesso à ciência como ferramenta de desenvolvimento social.